terça-feira, dezembro 10, 2013

O consumismo e os ditames de uma nova forma de vida.

No mundo atual, nota-se uma mudança no padrão de comportamento do indivíduo, o qual passou a se pautar pelo que tem e não pelo que é. A transfiguração do “ser” em “ter” implicou em um aumento exacerbado da necessidade de consumir os mais variados produtos e serviços disponíveis no mercado, como forma de completude, felicidade e enquadramento na vida social, evidenciando uma mudança de valores, fortemente apegados à lógica capitalista.
Essa mudança de comportamento foi promovida com o advento do capitalismo moderno, que tornou tudo passageiro, provisório e substituível, ao alcance das mãos em qualquer loja ou shopping. Por meio desse sistema, a razão de felicidade e divertimento está no poder de compra de uma pessoa, isto é, o “melhor que o mundo tem a oferecer” pode ser adquirido através de um cartão de crédito, o que denota uma visão reducionista do mundo.
Tal visão de mundo, arraigada, sobretudo e especialmente, nas sociedades ocidentais, denuncia um grave problema no âmbito dos relacionamentos humanos. Esses passaram a ser estabelecidos, e até mesmo definidos, por “afinidades” ditadas pelo consumismo: pessoas necessitam consumir determinado produto (ou marca), inconscientemente, por desejarem pertencer a esse mundo consumista em voga, evitando a “exclusão social” (não enquadramento em um determinado grupo) por meio daquilo que têm, e não por aquilo que são.
O ter define o ser e o enquadra na vida social de um grupo composto por pessoas que apresentam semelhanças de padrões de consumo. É exatamente esse aspecto que tornou as relações humanas também efêmeras e voláteis, na medida em que o capitalismo ensinou que tudo aquilo que existe pode ser substituído por algo novo, pois sua doutrina vende a busca pelo prazer insaciável do ter sempre uma novidade, já que as velhas relações, assim como os produtos velhos, passaram, dentro dessa lógica, a ser obsoletas, devendo ser trocadas porque não mais satisfazem.

Eloá Oliveira

Contato: elocristine_oliver@yahoo.com.br

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